O poder das perguntas

206

Desde cedo aprendemos na escola a buscar respostas. No colégio, no cursinho e inclusive no vestibular somos treinados a estudar para fazer boas provas entendendo a questão e, dentre as cinco alternativas, escolher a resposta certa. Mas poucos de nós foram realmente estimulados e educados a fazer boas perguntas!
Houve um tempo em que eu conduzia minha vida e minha carreira buscando achar a alternativa correta. Este é um caminho que funciona em várias situações – ele delimita, traz foco para um tema, converge para uma única alternativa, e nos traz a sensação de que estamos “no caminho certo”. Mas há momentos em que é melhor ficar com uma boa pergunta do que com a “resposta certa”. Como consultora e coach, vejo poucas pessoas que sabem aproveitar esta habilidade – o dom de fazer boas perguntas.
(Quer ler mais sobre como aproveitar o poder das perguntas leia o post : Mudando a questão)
Mas afinal, o que define uma boa pergunta?
Uma pergunta poderosa, como eu costumo chamar, é aquela que nos coloca em movimento, que nos leva para a reflexão e/ou para a ação. É uma pergunta mobilizadora, que ecoa em nós e fica ali dentro por um bom tempo.
O desafio é lidar com o “não saber” que uma boa pergunta provoca. E é justamente neste hiato de tempo que as melhores respostas emergem, e que surge o impulso genuíno para a ação. Aquela que vai fazer toda a diferença!
As perguntas que começam com “por quê” podem ser boas em diversos contextos, mas não entram na categoria das perguntas poderosas. Este é o tipo de pergunta que nos remete ao passado, às justificativas, ao julgamento, ou até à caça ao culpado. As melhores perguntas quando se deseja sair de um estado e entrar em outro patamar são aquelas que abrem possibilidades, que nos conectam com o futuro e com a capacidade de construir o novo. São aquelas que começam com como, quanto, qual, o que ou quem.

Como posso usar meus talentos para fazer dinheiro?
Qual o desafio que, ao ser superado, irá me levar ao próximo patamar?
O que ainda quero aprender?
Quanto quero ganhar?
Quem pode me apoiar neste processo?
 

 Dentro desta proposta um processo de coaching pode ser muito enriquecedor. O coach é aquele profissional que vai ajudar o cliente a fazer as perguntas certas, aquelas que o levarão para a ação, para o próximo degrau, para uma nova etapa pessoal ou profissional. Muitas vezes vejo pessoas passando por momentos de dificuldades e desafios que se prendem aos “Por quês” e com isso não saem do lugar. Neste e em tantos outros contextos, o papel do Coach é apoiar o cliente a enxergar o que ele não consegue ver sozinho e através de boas perguntas, criar energia de movimento e mudança.
Por isso, quando você estiver enfrentando uma dificuldade ou uma fase difícil, ao invés de ficar gastando horas pensando em soluções para o problema, primeiro transforme-o em uma boa pergunta! E depois identifique que atitudes irão tirá-lo desse estado e fazer o fluxo acontecer. Converse com a seguinte pergunta:
O que a vida está exigindo de mim neste momento?
Fonte: http://questaodecoaching.com.br/2013/04/19/o-poder-das-perguntas/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Please enter your name here