O que é S M A R T

Smart TV, Smart Phone, não é nada disso, mas que sirva para memorizar SMART
É uma das ferramentas usadas em processo de coach, coaching, em resumão é definir seu objetivo com foco, definida por metas estruturadas e bem definidas, assim seu coach, eu, pode entender melhor seus objetivos.
Veja aqui 2 exemplos de contos que pode ajudar a entender melhor o que realmente queremos, mas a comunicação ao nos expressar pode ser mal entendida, e ai resultados inesperados e fora do nosso foco.
Pedido ao gênio da lâmpada
Pedido a Deus.
viram agora seu sonho esta a um passo, organizar com metas especifica, mensurável,atingível e com prazo pre estipulado; essa é a ferramenta SMART.


 
Criar metas S.M.A.R.T., é uma forma de se alcançar os resultados esperados de uma forma estruturada e lógica. Vejamos abaixo, uma explicação de cada etapa deste poderoso processo de criação de metas:

S = (SPECIFIC) ESPECÍFICOS – UM OBJETIVO ESPECÍFICO TEM UMA CHANCE MUITO MAIOR DE SER REALIZADO DO QUE UMA META GERAL.

Para definir uma meta específica deve-se responder seis perguntas:

  • Quem: Quem está envolvido?
  • Qual: O que eu gostaria de realizar?
  • Onde: Identificar uma localização.
  • Quando: Estabelecer um calendário.
  • Quais: Identificar necessidades e limitações.
  • Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.

M = (MEASURABLE) MENSURÁVEIS – ESTABELECER CRITÉRIOS CONCRETOS PARA MEDIR O PROGRESSO EM DIREÇÃO À REALIZAÇÃO DE CADA META QUE VOCÊ DEFINIU.

Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho certo. Alcançar a sua meta nas datas é experimentar a alegria da conquista que direciona você a dar continuidade ao esforço necessário para atingir sua meta. Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:

  • Em quanto tempo quero atingir esta meta?
  • Quando quero cumprir esta meta?
  • Como vou saber quando estará cumprida?

A = (ATTAINABLE) ATINGÍVEL – QUANDO IDENTIFICAR OBJETIVOS QUE SEJAM MAIS IMPORTANTES PARA VOCÊ, VOCÊ COMEÇA A DESCOBRIR MANEIRAS DE TORNÁ-LOS REALIDADE.

Você desenvolve as atitudes, capacidades, habilidades e capacidade financeira para os alcançar. Começará a ver que anteriormente estava negligenciado oportunidades para se aproximar da concretização de suas metas.
Você pode atingir mais rápido qualquer objetivo que tenha estipulado, quando planeja seus passos com sabedoria e estabelece um calendário que permite a você executar essas etapas. Metas que pareciam longe e fora do alcance, eventualmente se aproximam e se tornam viáveis, não porque os seus objetivos encolheram, mas porque você cresceu e expandiu para corresponder-lhes. Quando lista suas metas, você constrói sua auto-imagem. Você se vê como merecedor de tais objetivos, e desenvolve as características e personalidades que permitem que você os realize.

R = (REALISTIC) REALISTAS – PARA SER REALISTA, UMA META DEVE REPRESENTAR UM OBJETIVO PARA O QUAL AMBOS ESTÃO DISPOSTOS E APTOS A TRABALHAR.

Uma meta pode ser alta e realista. Você é o único que pode decidir quão alto deve ser o seu objetivo. Mas não se esqueça que cada meta representa um progresso substancial. Uma grande meta é freqüentemente mais fácil de alcançar do que uma baixa, porque uma meta baixa exerce força motivacional baixa, ao contrário da alta. Alguns dos trabalhos mais difíceis algumas vezes parecem realmente fáceis, simplesmente porque eram um trabalho de amor.
Seu objetivo é provavelmente realista, se você realmente acredita que ele possa ser realizado. Outras maneiras de saber se o seu objetivo é realista é de determinar se você tem algo de semelhante realizado no passado ou perguntar que condições deveriam existir, para realizá-lo.

T = (TIME-BOUND) TANGÍVEL – A META DEVE SER FUNDAMENTADA DENTRO DE UM PERÍODO DE TEMPO. SEM QUALQUER TEMPO VINCULADO A ELA NÃO HÁ NENHUMA SENSAÇÃO DE URGÊNCIA.

Se você quiser emagrecer 10 quilos, quando você quer estar nesse peso? “Um dia” não vai funcionar. Mas se você inseri-la dentro de um prazo, digamos, “primeiro de maio“, depois que você programar o seu inconsciente ele entra em movimento para começar a trabalhar sobre a meta.
A meta é tangível quando você pode experimentá-la com um dos sentidos, ou seja, sabor, tato, olfato, visão ou audição. Quando o objetivo é tangível, você tem uma chance melhor de fazer isso e, portanto, será específico, mensurável e atingível.
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